Sobre nós

A pas­to­ral da música da Paróquia de são José do Trapiche tem a função de pas­to­rear o músico, dando-lhe suporte para que exerça o seu impor­tante papel na litur­gia e na evan­ge­li­za­ção, bem como nas demais áreas de atu­a­ção da Igreja onde a música está envol­vida. Deve ter como ponto central o homem e não tanto na obra, ou seja, no artista mais do que na obra de arte, dando apoio, for­ma­ção, ori­en­ta­ção, moti­va­ção, inte­grando os indi­ví­duos para que suas ini­ci­a­ti­vas sejam de fato fru­tu­o­sas e ecle­si­ais, tirando-as do isolamento.

A música cató­lica não é ape­nas a música litúr­gica, nem toda musica católica é litúrgica. Existem reper­tó­rios com temá­ticas diferenciadas para o uso na cele­bra­ção da Euca­ris­tia, e em gru­pos de ora­ção e lou­vor, na evangelização, na cate­quese, nos demais sacra­men­tos, prin­ci­pal­mente no matrimô­nio, que exige um reper­tó­rio ade­quando, e assim por diante. Não pode­mos subes­ti­mar o efeito da música na vida das pes­soas de um modo geral. Nem na vida da Igreja, onde  a música sem­pre ocu­pou um papel importante.
O músico cató­lico, enten­dido aqui como aquele que com­põe ou exe­cuta música cató­lica, é alguém com uma voca­ção bem espe­cí­fica. É a rigor um artista, pois lida com a arte, e deve pos­suir, por­tanto, um talento e uma for­ma­ção bem espe­cí­fi­cos. Por isso, faz-se neces­sá­rio uma estru­tura ecle­sial que lhe dê suporte: é a isso que a pas­to­ral da música se propõe.